tel.: (11) 3675-7810
abap@abap.org.br

176
Datas

28 JULHO 2014
Sessão técnica ABAP
10 anos de Infraestrutura verde
Apresentação: Paulo Pellegrino
São Paulo, SP
Local a confirmar
Veja chamada de trabalhos

25 e 26 AGOSTO 2014
IX Colóquio QUAPA SEL
Vitória, ES
Mais informações

27 a 30 AGOSTO 2014
12o ENEPEA: FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PAISAGISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM PROL DA PAISAGEM
Vitória, ES
Mais informações

1 a 3 SETEMBRO 2014
7th International Urban Design Conference
Adelaide, Australia

Mais informações

10 a 13 SETEMBRO 2014
APP Urbana 2014
Belém,PA
Mais informações

25 A 27 SETEMBRO 2014
8th Barcelona Landscape Biennial
'A landscape for you' - new ways of action while exploring inhospitable areas
Barcelona, Espanha

Mais informações

VÁRIAS DATAS
Cursos plantas do cerrado
Brasilia, DF

Mais informações

CHAMADA DE TRABALHOS
até 15 JUNHO 2014
Envie para abap@abap.org.br projetos (foto e pequeno texto descritivo) que se caracterizam como parte de uma infraestrutura verde (foto e pequeno texto descritivo) para conhecimento do público na próxima Sessão Técnica da ABAP.

GAIL
gailA Abap recebe como sócio-colaborador a Gail, indústria líder nacional em revestimentos cerâmicos de alta performance. A Gail produz peças para fachadas, indústrias e piscinas, em especial as esportivas, peças para usos em rampas, calçadas, rodapés e locais com exigências especiais. O Showroom em São Paulo, na Av. das Nações Unidas, 12.399, conj. 73B, tel. 11 5505-2879 está à disposição dos arquitetos paisagistas.
Mais informações

WALL GREEN
Também teremos a honra de contar com a parceria da Wall Green, empresa que desenvolveu um sistema modular para a instalação de jardins verticais. O sistema forma nichos sequenciais que acomodam plantas em paredes ou muros vegetados.
Mais informações

PARQUE RESTINGA DE MAMBUCABA, Paraty/RJ

Parque Restinga MambucabaA transformação de um areal inóspito situado na foz do rio Mambucaba em área de regeneração ambiental voltada para práticas de educação ambiental foi um dos seis trabalhos selecionados, entre os 198 inscritos em todo o mundo, para apresentação oral no 51o Congresso Internacional da International Federation of Landscape Architects (IFLA), que ocorre em Buenos Aires nos dias 5 e 6 de junho. Compromisso de compensação ambiental assumido pela Eletronuclear, coube ao arquiteto paisagista Eduardo Barra, em conjunto com o corpo técnico da Gerência de Meio Ambiente da empresa, a tarefa de selecionar e introduzir 30.000 mudas de espécies características do ecossistema de restinga, visando restabelecer as relações ecológicas entre fauna e flora.

Painéis informativos distribuídos pelas trilhas ao longo dos 7.600 m2 do parque permitem ao visitante a compreensão da importância biológica do ecossistema e das peculiaridades de cada espécie ali representada, sem a necessidade de guias ou professores. As trilhas conduzem o visitante ao mirante instalado no ponto culminante do terreno, onde um grande pergolado cria uma zona de sombra e abre uma janela para a visão do mar e uma panorâmica de todo o parque.

Leia mais

JARDIM DE MONET POR VICTOR HUGO MORI

Jardins de Monet, em GivernyNesta edição do Paisagem Escrita contamos com a colaboração do arquiteto Victor Hugo Mori (FAU Mackenzie, 1975), que gentilmente nos disponibilizou suas fotografias dos Jardins de Monet, em Giverny.

Mori foi Conselheiro do CONPRESP, CONDEPASA, Museu de Arte Sacra de Santos e do CICOP - Centro Internacional para La Conservacion del Patrimonio, Coordenador de Patrimônio Histórico do IAB-SP e Superintendente Regional do IPHAN em São Paulo, além de membro do ICOMOS e do Conselho do CONDEPHAAT. É autor do livro “Arquitetura Militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos”; co-autor com Carlos C. Lemos do livro “Patrimônio: 70 anos em São Paulo”; autor de “Restauro da Casa do Trem Bélico” e organizador do livro “Patrimônio: atualizando o debate”. Em 2008 participou da exposição “Patrimônio e Paisagem, de Victor Hugo Mori”, no Museu da Casa Brasileira, com curadoria de Michel Gorski e Abílio Guerra.

SESSÃO TÉCNICA COM RAUL PEREIRA

Plano DiretorO arquiteto paisagista Raul Pereira, ao longo de 37 anos de carreira, foi autor de cerca de 1000 projetos de paisagismo, planejamento ambiental, ecopedagogia e arborização urbana em áreas públicas, institucionais e privadas. E fez doutorado pela FAUUSP sobre projetos participativos com a tese “O Sentido da Paisagem e a Paisagem Consentida”.

No dia 9 de junho, Raul abriu o Ciclo ABAP–Gail com a sessão técnica “Natureza e Cultura”, na qual apresentou projetos recentes, entre eles o Projeto Teia Suspensa no Sesc Pompéia; o Museu da História do Estado de São Paulo; o Conjunto Bamburral, em São Paulo; o plantio para a Rodovia Imigrantes, trecho Diadema; e duas residências.

Além das várias escalas, Raul Pereira tem lidado com diferentes classes sociais: de conjuntos habitacionais para população carente a casas cinematográficas. Sua sensibilidade e o carinho com que fala às pessoas foi comprovado pela plateia que se reuniu no showroom da Gail.

PRÊMIO PARA ROSA KLIASS

Material Técnico Vegetação BrasileiraNo mesmo momento em que a Presidência da ABAP assume a função de Coordenação do Colégio Brasileiro de Arquitetos (CBA), um dos mais elevados postos de militância em prol da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, a nossa matriarca, Rosa Kliass, recebe mais um dos merecidos prêmios por sua atuação profissional, intitulado “Pensador de Cidades”, motivo de extremo orgulho para a nossa associação.

O prêmio oferecido pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (EMBAESP) objetiva estimular iniciativas de pessoas que, por sua projeção, tenham contribuído para a “inclusão do cidadão no organismo urbanístico das cidades”. Em edições anteriores, foi auferido aos arquitetos Jorge Wilheim e David Libeskind.

O CBA reúne, em fórum de articulação de questões centrais relacionadas aos arquitetos e urbanistas, além da ABAP; a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASBEA); a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), tendo sido coordenado, desde a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), pelos arquitetos e urbanistas Ronaldo Rezende, Presidente da AsBEA em 2011, Jeferson Salazar, Presidente da FNA em 2012, e Sérgio Magalhães, Presidente do IAB em 2013.

Assim, entre desafios de novas funções e reconhecimentos de associados ilustres, a ABAP reitera a sua meta de valorização da arquitetura paisagística no país.

Letícia Peret Antunes Hardt, Presidente da ABAP

Links:
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre a premiação.
Entrevista da arquiteta Rosa Kliass ao jornalista Paulo Markun

Sócios colaboradores
Remaster
Haiah
Paisagem Escrita é uma publicação da ABAP