tel.: (11) 3675-7810
abap@abap.org.br

174
Datas

22 a 25 ABRIL 2014
XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
Fortaleza, CE
Palestra de Rosa Kliass
Mais informações

4 a 6 JUNHO 2014
51st IFLA (International Federation of Landscape Architects) World Congress
Thinking and Action: EarthHome & LandSpace; Ideas, Strategy and Action
Buenos Aires

Mais informações

26 a 30 AGOSTO 2014
12º ENEPEA: FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PAISAGISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM PROL DA PAISAGEM
Vitória, ES
Universidade Federal do Espírito Santo, Campus de Goiabeiras
Mais informações

10 A 13 SETEMBRO 2014
APPURBANA 2014 "A dimensão ambiental da cidade"
Belém

Mais informações

Série Expedições de Burle Marx

Burle MarxO Primoroso trabalho do diretor João Vargas Penna, com cenas das expedições de Roberto Burle Marx pela primeira vez apresentadas ao público, a série de 4 capítulos está indo ao ar todas as quartas, às 23h, na TV Brasil, com reprises aos sábados às 22h. Há cenas originais, outras revisitadas por José Tabacow e Oscar Bressane. Apresenta como se faziam as excursões que fundamentaram os conhecimentos científicos que embasavam os seus trabalhos e de sua equipe.

Nova Diretoria IFLA Américas

O atual Secretário IFLA Américas, Paulo Pellegrino, acompanhou as eleições para a nova diretoria. Para a gestão de junho 2014 a 2016 foram eleitos para o continente:
Vice-Presidente: Raquel Peñalosa (Canadá)
Secretaria: Mónica Pallares (México)
Tesoureiro: Tino Manta (Uruguai)

Cursos de Irrigação na Regatec

A Regatec ofereceu em São Paulo um curso gratuito sobre Irrigação de Paredes Verdes: produtos, projetos e manutenção de paredes verdes e pequenos jardins, no dia 12 de abril. O próximo curso acontecerá em junho. As informações estarão no novo site da empresa, que tem sido muito elogiado e é diariamente atualizando com o que há de mais moderno no mercado.
Mais informações

Museu da Casa Brasileira

Michel Gorski traz, até o dia 01/06, no Museu da Casa Brasileira, a exposição Marcas Registradas. O arquiteto revela, em imagens e objetos, a diversidade gráfica dos elementos e cores que criaram a identidade visual do mobiliário das barracas do comércio de rua em Salvador. Fotografias registradas durante a festa de Yemanjá compõem o trabalho, ao lado de peças de caráter lúdico e outras de uso cotidiano.

Frase

"Vivemos uma época em que o ar livre se confunde com o bronzeador, o traje de banho e pouca coisa mais."
Leandro Silva Delgado, arquiteto paisagista uruguaio


Espécies nativas mapeadas

Material Técnico Vegetação BrasileiraSegundo o arquiteto paisagista Paulo Barreiros, a compreensão das origens das plantas e das condições originais do clima pode ajudar no uso das espécies em jardins, na arborização urbana e na recomposição florestal. Barreiros tem desenvolvido e colaborado, na capital federal, em experiências com espécies do cerrado e indica, para um estudo mais aprofundado, o Manual Técnico da Vegetação Brasileira, do IBGE, disponível na internet. A publicação apresenta um histórico das classificações de vegetação universais, regionais e brasileiras; um inventário sobre as formações vegetais e campestres; técnicas e manejo de coleções botânicas e procedimentos para mapeamento da vegetação.

Publicações sobre os biomas brasileiros também podem ser encontradas no site do Ministério do Meio Ambiente, para download. Abaixo está o link para o Mapa das Regiões Bioclimáticas do Brasil, com a listagem das espécies florestais nativas.

Para acessar o Manual Técnico da Vegetação Brasileira clique aqui.

Para acessar o Mapa das Regiões Bioclimáticas do Brasil clique aqui.

Em debate: Plano Diretor de São Paulo

Plano DiretorA prefeitura de são Paulo iniciou, a partir de 2013, o redesenho de seu Plano Diretor, que foi objeto de uma série de discussões e audiências públicas. No novo plano os espaços públicos estavam sendo inseridos na categoria Sistema de Áreas Verdes, com considerações mais ecológicas que sociais, como seria de se esperar em um ambiente urbano. Com o intuito de enfatizar o papel estrutural e social das áreas livres, os professores Eugenio Queiroga, João Meyer e Silvio Soares Macedo participaram de duas audiências do Plano destinadas à temática ambiental e entregaram uma proposta para substituir o conceito Sistema Municipal de Áreas Verdes por SISTEMA MUNICIPAL DE ESPAÇO LIVRES SMEL (que inclui o sistema viário, os espaços de lazer, os de conservação ambiental e mesmo espaços livres privados).

A proposta incluía recomendações que sejam criadas, por subprefeituras, estruturas integradas de gestão, que garantam uma distribuição equitativa, justa e a qualidade dos espaços livres públicos e em todos os bairros e distritos; a elaboração de um Plano Municipal de Parques que crie, sempre que possível, conectividade entre eles; e de planos de sistemas de espaços livres para cada subprefeitura. O documento foi debatido e serviu como ponto de discussão do assunto. O termo Sistema Municipal de Áreas Verdes está sendo mantido, mas o seu conteúdo foi alterado, dando-se ênfase também aos espaços públicos.

Leia o texto de Silvio Macedo na íntegra

Herança olímpica em Londres

Herança Olímpica em LondresNo dia 5 de abril de 2014 , o Parque Olímpico Rainha Elizabeth em Londres foi reaberto ao público, com novos parques, fontes e cursos de água, playgrounds, espaços para esportes, artes e eventos e trilhas para caminhada. O parque norte, com suas bordas residenciais, é uma paisagem ativa no vale de um rio, enquanto o parque sul, emoldurado por icônicas instalações olímpicas, torna-se um passeio turístico. Entre as instalações, está a Orbit ArcelorMittal, que, com 114,5 metros, é a escultura mais alta do país e oferece uma nova vista da cidade. O projeto paisagístico foi desenvolvido pela empresa de James Corner, que também assinou o High Line em Nova York.

O parque está associado a um novo bairro, com casas e apartamentos em ruas arborizadas, que serão vendidos nos próximos meses e ocupados no final de 2015. Como é praxe nos empreendimentos europeus, o mix de habitações inclui uma porcentagem de casas a preços acessíveis, inclusive aluguel social.

Leia matéria original

Visite o site do parque

MAIS LEIS! MENOS DIFICULDADES?

Plano Diretor Estratégico de São PauloComo Secretaria Executiva do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), a ABAP participou, no dia 26 de março de 2014, da mesa de abertura do II Seminário Legislativo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), também composta pela presidência desse conselho e pelo representante do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Destinado ao acompanhamento, discussão, participação e encaminhamento de atividades legislativas, visando à proteção da profissão e à defesa da sociedade contra práticas inadequadas em paisagens construídas e naturais, o evento foi conduzido nos dois dias consecutivos ao da sua abertura. O primeiro foi voltado, além da proposição da formação de rede parlamentar específica, às reuniões de sete grupos de trabalho, um deles - com foco no paisagismo - presidido pela própria ABAP. O segundo dia do seminário foi dirigido ao debate para a elaboração de minutas de outros projetos de legislação de amplo interesse dos arquitetos e urbanistas.

Com essas diligências, resta a esperança de que todas essas leis reduzam, efetivamente, dificuldades para a atuação em arquitetura paisagística no país.

Letícia Peret Antunes Hardt
Presidente da ABAP

Sócios colaboradores
Remaster
Haiah
Paisagem Escrita é uma publicação da ABAP