tel.: (11) 3675-7810
abap@abap.org.br

172
Datas

22 a 25 ABRIL 2014
XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
Fortaleza, CE
Palestra de Rosa Kliass
Mais informações

4 a 6 JUNHO 2014
51st IFLA (International Federation of Landscape Architects) World Congress
Thinking and Action: EarthHome & LandSpace; Ideas, Strategy and Action
Buenos Aires

Mais informações

10 A 13 SETEMBRO 2014
APPURBANA 2014 – "A dimensão ambiental da cidade"
Belém

Mais informações

Atualize seu e-mail

Encaminhe o endereço eletrônico de sua preferência para receber este boletim para abap@abap.org.br e também o e-mail de colegas, colaboradores e parceiros que possam ter interesse em nossas notícias e no intercâmbio de informações.


Livros

Pier C Park
The Nature of Urban Design

Quando Alexandros Washburn assumiu a chefia do Departamento de Planejamento da Cidade de Nova York percebeu que havia muita energia dos empresários e dos cidadãos para construir sua cidade, mas não havia consenso. E que apenas o desenho não seria suficiente para convencê-los de que uma cidade melhor para todos seria também melhor para atender aos interesses particulares.

Para convencer a todos, Washburn escreveu este livro, desconstruindo o exercício de projeto urbanístico, discutindo os desafios políticos e financeiros e enfatizando a importância dos indivíduos. E mostra que uma cidade bem projetada pode ser o lugar mais eficiente, equitativo, seguro e enriquecedor da Terra.

Island Press, 2013
Mais informações

Projetos: Parque Anna Laura, por Barbieri Gorski

materia01A cidade de São Paulo recebeu um espaço de lazer infantil que surpreende, emociona e há de divertir crianças de todas as habilidades. Trata-se de um playground anexo à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) no bairro da Mooca, com projeto paisagístico de Ciça Gorski e que só traz brinquedos acessíveis – como o “gafanhoto” que permite às crianças jogarem bola com o corpo apoiado em uma prancha e a cabine de espelhos que permite a visão 360 graus.

O objetivo é que o espaço seja utilizado pelas crianças da AACD e da comunidade externa, promovendo a inclusão. Executados pela LAO, os brinquedos servem a crianças curiosas de modo geral. O Projeto Anna Laura Parques Para Todos foi a forma que os pais da menina Anna Laura Petlik Fischer encontraram de honrar sua memória. Além deste espaço-piloto, quatro novas áreas estão sendo concebidas para neste ano.

A lista completa de créditos e mais informações podem ser acessadas em http://annalaura.org.br

Viagem: Memorial no Tiergarten, Berlim

Curso: A vegetação nativa em projetos paisagísticosA classificação de uma obra como manifestação de Land Art ou de Arquitetura Paisagística tem se mostrado cada vez mais tênue. O Memorial em homenagem aos povos Sinti e Roma (mais conhecidos entre nós como ciganos) implantado no principal parque de Berlim, soma-se a este conjunto de projetos que nos instigam e que valorizam o espaço livre urbano.

Obra do artista israelense Dani Karavan, também autor de Passages (1994), monumento em memória de Walter Benjamin em Port Bou, na Espanha, este projeto inaugurado em 2012 é constituído por um singelo espelho d’agua, com pedras irregulares dispostas ao seu redor, inseridas em um grande gramado dentro do Tiergarten, perto do Portão de Brandemburgo. Circundando sua borda, está impresso em letras de bronze o poema Auschwitz, do italiano Santino Spinelli; em seu centro, uma pequena base triangular permite a colocação diária de uma flor em homenagem às vítimas.

O Memorial é delimitado em um dos seus lados por painéis de vidro serigrafados que expõem a cronologia do genocídio destes povos nos campos de extermínio nazistas. O restante da área é definido por consistente maciço arbóreo, criando um espaço que induz à reflexão, onde predominam a serenidade e a reverência que um espaço desta natureza deve almejar.

Sobre o autor

Institucional: Uma luta cinquentenária e muitas batalhas diárias

Plano Diretor Estratégico de São PauloHá mais de cinquenta anos, as entidades nacionais de arquitetos e urbanistas têm travado uma luta constante para a concretização dos compromissos assumidos no manifesto "Aos Arquitetos e à Sociedade Brasileira", de 1999, e consubstanciados pela Lei Federal N° 12.378/2010, que regulamenta o exercício da profissão no Brasil e dispõe, em seu Artigo 61, sobre a obrigatoriedade de instituição do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

Periodicamente, esse colegiado reúne as cinco entidades integrantes do Colégio Brasileiro de Arquitetos (CBA): Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), tratando de questões afetas ao ensino e ao exercício profissional, orientando desde reformas curriculares até normativas legais.

A ABAP tem participado de forma efetiva nas atividades do CEAU, assumindo, em um cenário de profundas transformações, de inovadoras demandas e de inquietantes desafios, a sua secretaria executiva, somando, assim, às incontáveis batalhas diárias para a melhoria do campo da Arquitetura Paisagística, a responsabilidade pelo encaminhamento de relevantes assuntos profissionais em âmbito nacional.

Letícia Peret Antunes Hardt
Presidente da ABAP
Saide Kahtouni
Diretora de Relações Institucionais da ABAP

Sócios colaboradores
Remaster
Haiah
Paisagem Escrita é uma publicação da ABAP